Breve História da Psicologia






Ao falarmos de Psicologia, obrigatoriamente recuamos ao seu longo passado. No entanto, apenas recentemente começou a escrever-se a sua história.

O germinar da Psicologia remonta à civilização grega, momento em que suscitou ao Homem o interesse pela compreensão da mente.

Contudo, apenas se afirmou como Ciência livre e independente em 1879, ano em que Wilhelm Wundt fundou na Universidade de Leipzig, Alemanha, o primeiro laboratório  de Psicologia Experimental, tendo como base as leis psicofísicas de Weber e Gustav Fechener.

Este afirmar da Psicologia enquanto Ciência surgiu das ideias de Wundt, que perconizava a ideia de que a Psicologia para ser considerada uma Ciência exata (tal como a Matemática, Química, etc...). Para isso necessitava de definir um objeto de estudo, adotar um método de investigação e criar o seu próprio conjunto de leis e pressupostos.

Partindo destas ideias, surgiram as sensações enquanto elemento básico da Psicologia, criou-se assim a primeira corrente da Psicologia: o FUNCIONALISMO.

Wundt teve alguns seguidores, entre eles Edward Titchener, que apesar de partir dos princípios do seu "mestre" alterou o seu sistema. Titchener formulou o conceito de erro dos que praticam a introspecção quando não estão treinados.
 Com o passar dos anos foram sendo criadas outras correntes, umas idênticas, outras completamente opostas... Mas isso fica para outra altura,


Até lá!!


1 comentário: