Piaget ao longo da sua vida, para além de muitas outras coisas,
formulou um modelo que, segundo ele, explica o desenvolvimento cognitivo do ser
humano ao longo dos primeiros anos da sua vida.
Piaget defende uma posição construtivista/interaccionista: as
estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que
age e interage com o meio, tendo um papel activo no seu próprio desenvolvimento
cognitivo.
Esta nova ideologia de Piaget pretendia colocar de parte a ideia
de que a adolescência da criança era igual à do adulto. Para Piaget a
inteligência de cada um e as suas capacidades intelectuais desenvolvem-se de
acordo com várias etapas (4 estádios/ etapas) e também devido a estímulos
oriundos da influência do meio.
Passo então a apresentar os 4 estádios definidos por Piaget:
1.
Estádio Sensório-motor -> desde o
nascimento até aos 18 meses/ 2 anos;
2.
Estádio Pré-operatório -> desde os 2 anos
até aos 6/ 7 anos;
3.
Estádio das operações concretas -> desde os
6/7 anos até aos 11/ 12 anos;
4.
Estádio das operações formais -> a partir
dos 11/ 12 anos;
Como podemos observar estas fases estão sequenciadas por períodos
lógicos definidos por Piaget, o que significa que para chegarmos a um estádio
temos de passar pelos estádios que o antecedem.
A primeira fase/ estádio caracteriza-se por:
- Inteligência prática, baseada
nas sensações e nos movimentos (o mundo que existe para o bebé é apenas
aquele que ele vê, ouve ou sente e sobre o qual age);
- A partir dos 8 meses: adquire a noção de
permanência do objecto (existem objectos independentemente de os estar a
percepcionar);
- Progressivamente, vai sendo capaz de agir
intencionalmente, de modo cada vez mais coordenado, para obter o fim pretendido
(ex.: obter um objecto), utilizando, para tal, não só a acção do próprio corpo,
como fazia anteriormente, mas também outros objectos;
- No final deste estádio: surge a capacidade de representação mental e de simbolização (representação mentalmente não só a permanência do objecto, mas também as relações que se estabelecem entre os objectos); a inteligência centrada na acção dá lugar ao pensamento (representação mental) - o pensamento é acção interiorizada.
- No final deste estádio: surge a capacidade de representação mental e de simbolização (representação mentalmente não só a permanência do objecto, mas também as relações que se estabelecem entre os objectos); a inteligência centrada na acção dá lugar ao pensamento (representação mental) - o pensamento é acção interiorizada.
O período Pré-operatório por sua vez
tem como características:
- Domínio da linguagem;
- Animismo, finalismo e
antropocentrismo/egocentrismo, isto é, os objetos são percebidos como tendo
intenções de afetar a vida da criança e dos outros seres humanos;
- Brincadeiras individualizadas,
limitação em se colocar no lugar dos outros;
. Possibilidade da moral da obediência, isto é,
que o certo e o errado é aquilo que dizem os adultos;
- Coordenação motora fina.
Já na terceira fase (operações
concretas) é de salientar o egocentrismo
intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros)
que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança
de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de
outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro
aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da
criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações
mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência
sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre
várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação
mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).
Na quarta e última etapa do ponto de vista da capacidade de pensar, o
pensamento não se restringe apensas a saber o objecto mas a pensar o objecto,
isto acontece quando objecto é apreendido e faz parte do pensamento. Há uma
evolução no uso da lógica dedutiva e indutiva. Ganhasse também a capacidade de
se testar todas as hipóteses para se chegar a uma conclusão – raciocínio
indutivo.
De salientar ainda os fatores que
Piaget considera importantes no desenvolvimento do ser humano: o genótipo e o
fenótipo, ou seja, fatores hereditários e a influência do meio.
Na transmissão do conhecimento do
adulto ou meio para a criança (na aprendizagem) estão presentes 3 conceitos:
Assimilação;
Assimilação;
Acomodação;
Equilibração;
A assimilação é processo
adaptativo que consiste em incorporar novas informações nos esquemas existentes.
Por outras palavras a criança, quando presente a novas experiências, tenta
adaptar esses estímulos a outras experiências passadas, fazendo assim uma
assimilação.~«
Sem comentários:
Enviar um comentário