Hereditariedade vs Meio (comentário sobre o "caso Genie")

O caso Genie remonta aos anos 70 na cidade de Los Angeles, onde foi encontrada pelas autoridades locais trancada pelo pai num quarto onde terá passado os seus primeiros 12 anos de vida.

Durante esses 12 anos Genie terá sido vitima de abusos pelo que o seu desenvolvimento terá sido seriamente prejudicado. Quando descoberta, uma das capacidades mais afetadas era a linguagem o que levantou por parte da comunidade cientifica questões quanto à possibilidade ou não de existir um período crítico de aprendizagem da fala.

Após ter sido descoberta Genie foi vista pela comunidade cientifica como uma oportunidade única de finalmente ver resolvida a questão da hereditariedade vs meio.

Ao longo do processo de intervenção por parte dos cientistas surgiram questões do foro ético e cientifico:

  • Uma vez passado o período de aprendizagem, a linguagem poderá ser adquirida totalmente? ;
  • Terá sido a abordagem cientifica a mais correta? ;
  • A dificuldade na aprendizagem da linguagem por parte da Genie dever-se-à a fatores genéticos ou ambientais? ; 

Genie foi acolhida pelo psicólogo Jean Butler, que desde logo criou com ela um vinculo emocional. Simultaneamente Genie era acompanhada por uma terapeuta da fala com a qual a menina aprendeu as primeiras palavras. No entanto, por mais que fossem os esforços por parte dos cientistas era observado uma incapacidade por parte da "feral child" em realizar construções gramaticais e portanto em comunicar normalmente.


Na nossa opinião, ficou provado que uma vez ultrapassado o período crítico para a aprendizagem de determinadas capacidades (como a fala), a sua aquisição torna-se praticamente impossível. No entanto não é de excluir que neste caso em particular Genie sofresse de um atraso mental desde a nascença, o que não foi possível de aferir por parte da comunidade cientifica.

O grupo dividi-se quanto ao facto de que Genie possa ter sido usada e abusada em experiências por parte dos cientistas e também sucessivas mudanças de habitação e familia possam ter contribuido ou não para o sub-desenvolvimento da Genie.

Não percam os próximos comentários porque NÓS também NÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário